Ressonância magnética de abdome total

Para diagnosticar algumas doenças, é preciso recorrer a uma ressonância magnética. Esse método consiste em utilizar ondas de radiofrequência e um campo magnético para verificar lesões em órgãos e tecidos internos do corpo, de maneira detalhada e sem precisar utilizar radiação ionizante. É uma técnica importante para a medicina atual, pois serve para diagnosticar muitos tipos de doenças em diversas partes do corpo.


No que diz respeito à região do abdome, a ressonância magnética junto com a ressonância magnética de abdome total consistem no exame chamado enterorressonância magnética, que realiza um contraste no intestino para diagnosticar possíveis doenças no intestino delgado, podendo avaliar a espessura da parede gástrica em processos de inflamação e até mesmo tumores. Esse tipo de procedimento permite um melhor planejamento por parte dos médicos para que o tratamento seja realizado da melhor maneira.


A ressonância magnética de abdome total utiliza um aparelho de raios X ultrassensível em uma determinada parte do corpo. Os raios X atravessam o órgão, formando uma imagem e esta é recebida e reconstituída em um computador. A tomografia computadorizada é excelente para a detecção de tumores, fraturas, hemorragias e também para avaliar se existem alterações nos ossos e pulmões, além de conferir todo o sistema nervoso central e verificar a ocorrência de enfermidades.

Tanto na ressonância magnética quanto na ressonância magnética de abdome total é necessário que o paciente não esteja utilizando nenhum objeto metálico, nem mesmo próteses. Sem a necessidade de preparação prévia, os dois tipos de exames podem ser realizados, mas com um diagnóstico de médicos especializados ficará explícita a necessidade de qual realizar, ainda que um possa ser complementar ao outro.


A seguir, confira algumas dicas para a realização da ressonância magnética:

• Manter uma dieta pobre em resíduos no dia do exame

• Pacientes com menos de 18 anos devem obrigatoriamente estar acompanhados

• O paciente é deitado sobre uma mesa e será observado por monitores de vídeo

• O exame não é ofensivo e nem causa dor

• No entanto, são gerados muitos ruídos, sendo disponibilizados protetores de ouvido ao paciente


Dicas para a realização da tomografia computadorizada:

• Jejum de seis horas, caso se faça necessário o uso do contraste venoso

• Alerta: quem possui alergia a iodo ou derivados não deve utilizar o contraste

• O paciente se posiciona deitado em uma maca para a realização do exame

• É importante ouvir as orientações dos médicos antes, durante e depois do exame

Diferenciais da ressonância magnética de abdome total

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre ressonância magnética de abdome total

A ressonância magnética de abdome total pode ser essencial para a descoberta de problemas no fígado, como por exemplo, doenças vasculares e até mesmo cirrose. A tomografia computadorizada, por seu avançado acervo tecnológico, permite que através do fornecimento de imagens, com qualidade maior que a de simples raios X, sejam eficazmente identificadas doenças como tumores, vasos pulmonares e também nódulos. Ambos os exames são importantes para a medicina por proporcionarem maior agilidade e facilidade para os médicos na compreensão e no diagnóstico de diversas doenças. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com nossos especialistas e conheça todos os detalhes que envolvem desde o processo até a realização destes dois exames.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br