Radiologia diagnóstico por imagem

Com o avanço da tecnologia na área médica, o campo de radiologia diagnóstico por imagem requer cada vez mais profissionais qualificados e preparados. A radiologia é a especialidade médica dedicada ao estudo de órgãos e estruturas através dos métodos de imagem, que incluem o raio-X, o ultrassom, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, permitindo, assim, o diagnóstico de inúmeras patologias.


A radiologia se renova a cada ano; é uma especialidade médica que está sempre em processo constante que, além de investimento, exige um esforço contínuo de atualização. O raio-X, ultrassom, tomografia e ressonância magnética são os exames por imagem mais usados na medicina atualmente. Não existe um número limite de procedimentos que uma pessoa possa fazer ao longo da vida, mas é preciso que todos eles sejam realizados com a indicação e o acompanhamento de um médico. 


Esses quatro tipos de exames integram uma área da medicina que não para de evoluir, com imagens cada vez mais perfeitas e detalhadas. Isso é fundamental para um diagnóstico preciso.

Como já citado, a radiologia diagnóstico por imagem é ampla, de acordo com a prescrição do especialista e com o problema do paciente. O médico vai indicar o melhor exame e, atualmente, a radiologia por imagem tem sido muito precisa por conta da qualidade das imagens, facilitando cada vez mais o diagnóstico do paciente. Vamos ver alguns exames da radiologia por imagem:


• Raio-X – usado amplamente para verificar o tórax, ossos e pulmões, o raio ultrapassa o corpo e faz uma sombra onde colide, imprimindo a imagem no filme que está do outro lado;

• Tomografia – é um tipo de raio-X, só que mais detalhado, com uma melhor resolução das imagens. Permite uma reconstrução tridimensional do corpo. É ideal para examinar o coração e o cérebro;

• Ressonância magnética – examina com detalhes ossos, tórax, pulmões, coração e vasos sanguíneos;

• Ultrassom – é recomendado para avaliações vasculares, musculares e abdominais. Pode detectar pedras nos rins e problemas na tiroide. Há o ultrassom vaginal que serve para detectar câncer.


São exames que vão diagnosticar alterações no seu corpo, e apenas um especialista precisa solicitar. É importante que procure um médico quando tiver qualquer problema, além de ser indicado pessoas acima de 40 anos fazerem um check-up anualmente para prevenção de qualquer doença.

Diferenciais da radiologia diagnóstico por imagem

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre radiologia diagnóstico por imagem

Como vimos, existem muitas vantagens sobre a radiologia diagnóstico por imagem e ela engloba vários tipos de exame, mas é importante consultar um profissional da área médica, pois só ele pode prescrever de acordo com cada caso. Além disso, é importante sempre fazer um check-up para prevenção. Se gostou do assunto, continue acompanhando nossos canais de comunicação para saber mais sobre ele. Qualquer dúvida que surgir, temos os nossos especialistas que estão sempre aptos a ajudá-lo, sanando suas dúvidas sobre radiologia diagnóstico por imagem. Converse com eles e obtenha todas as informações necessárias para entender melhor a tecnologia de exame que vem avançando a cada ano.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br