Radiologia

Atualmente o campo da radiologia tem tido grande destaque devido o incentivo dado aos estudos da área, como a criação do curso de nível superior formando tecnólogos. Para entendermos melhor sobre o que é a radiologia, é importante saber que seu mecanismo funciona com a seguinte dinâmica: aplica raios X e radiações luminosas e caloríficas para diagnosticar causas dos sintomas. Essa área de conhecimento da medicina pode ser entendida de duas maneiras:


• Radiologia diagnóstica;

• Radiologia intervencional.


Alguns especialistas em diagnósticos radiológicos acreditam que essa linha é a mais atual da medicina, pois prioriza a informação dada por meio das imagens para oferecer o melhor diagnóstico. Com a descoberta da radiologia em 1895 pelo cientista Wilhelm Conrad Röntgen, passaram a ser observadas imagens radiográficas que são feitas por meio de um conjunto de radiação ionizante. Realmente foi uma grande descoberta.


Retomando, na radiografia convencional, as vantagens desta são devido aos custos baixos das imagens e as possibilidades de consegui-las por meio da utilização de máquinas móveis ou versáteis. No entanto, as desvantagens são a limitação da escala de densidades que são utilizadas para demonstrar as imagens como também a utilização da radiação ionizante. Existem diversos exames radiológicos que foram desenvolvidos para o diagnóstico como a tomografia computadorizada que permite a observação de alterações de maneira mais rápida.


A ressonância magnética também está entre os exames radiológicos que utilizam a energia potencial presente nos átomos de hidrogênio, de modo que estes átomos são controlados por pulsos intensos de radiofrequência necessários para a produção da quantidade certa de localização e energia. A principal vantagem desse exame de imagem é que não são utilizadas radiações ionizantes.

Com o avanço da tecnologia da medicina por imagem, a radiologia ganhou campo por meio de exames como o raio x simples que detecta fraturas, por exemplo. No entanto mesmo parecendo simples, esse exame possui detalhes técnicos que são importantes para serem destacados. As imagens de raios X médicos são dispostas em filmes fotográficos, que requerem um processo que antecede sua visualização. O processo por meio de filmes tradicionais toma um espaço maior nos consultórios e hospitais, deixando de ser uma boa opção.


Os raios x desenvolvidos no modelo digital passaram a ser os mais indicados e por isso os mais usados na radiografia. O raio x digital é semelhante a uma câmera digital, sendo que possui um detector eletrônico diferente do filme. Com o avanço dessa tecnologia, os exames de raios x passaram a fornecer imagens rápidas, de altíssima qualidade como também mais acessíveis. Para se ter uma noção, o tempo médio para exames feitos com filmes simples não leva mais que 15 minutos e não exige nenhum tipo de preparo do paciente. Clínicas de radiologia especializadas oferecem diferentes exames como a radiografia, a tomografia computadorizada, a mamografia, a angiografia e a fluroscopia. Todas essas opções são meios de oferecer o diagnóstico preciso e confiável ao paciente. 


Como é possível ver, existem muitos detalhes no campo da medicina por imagem. Por isso é importante o auxílio de um profissional que ajude com o melhor atendimento.

Diferenciais da radiologia

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre radiologia

Com a ajuda dos tópicos anteriores, ficou menos complicado entender e saber um pouco mais sobre o assunto. Mais importante que saber é procurar por uma clínica especializada que esclareça todas as dúvidas que possam surgir. Por isso fale com nossos especialistas e saiba mais sobre radiologia. Nossos profissionais estão aguardando seu contato. Fale conosco deixando um comentário.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br