Mamografia

A Mamografia é um exame radiológico ou de imagem, sendo um tipo de raio X das mamas. É um método que ganha destaque na medicina na detecção de câncer precoce da mama e o procedimento ideal na detecção de lesões que podem ser diagnosticadas como benignas ou malignas. O primeiro método de identificação de anormalidades nos seios é o uso da palpação das mamas. Encontrando caroços, o médico logo solicita um exame de imagem das mamas. Como é um método moderno e eficiente, garante o diagnóstico correto pela boa qualidade de definição do exame.


Este tipo de exame já contribuiu em muitos resultados que favoreceram na cura, pois as pacientes que tiveram a confirmação de câncer de mama por meio do exame das mamas conseguiram fazer o tratamento e muitas conseguiram a cura total do câncer. E toda mulher prevenida sabe da necessidade desse exame, pois o câncer de mama também já provocou a morte de mais de 30% das mulheres com diagnóstico confirmado. As mulheres com idade de 35 anos podem fazer o exame, principalmente quando tem histórico familiar de câncer, principalmente quando é um caso de mãe, irmã ou filha. Depois que completar 40 anos, a paciente precisa realizar periodicamente a cada ano o acompanhamento. 

Não há como negar que a tecnologia é uma importante contribuição para evitar ou tratar doenças. E todo esse avanço permite que o exame das mamas possa ser realizado de duas formas:


Mamografia convencional: a mama fica exposta ao raio X e ocorre a produção da imagem por meio de um filme como registro. Caso tenha problemas técnicos, o exame deve ser repetido;

Mamografia digital: Um tipo de raio X que transforma em um sinal elétrico que vai para o computador. A imagem pode ficar armazenada e pode ser recuperada. E ainda o técnico pode realizar ajustes de imagem quando necessário. Em muitos casos, não precisa repeti-lo.


Por meio destas técnicas modernas e eficientes, as mulheres conquistaram mais esse avanço no tratamento e prevenção do câncer de mama. Basta apenas realizar as consultas ginecológicas que o médico logo vai solicitar o exame caso seja pertinente. E para realizar o exame, a posição é em pé e bem próxima do equipamento. As mamas são comprimidas na forma horizontal e vertical pelo mamógrafo. Antes do procedimento, o paciente precisa evitar o uso de creme, talco, perfume e outros tipos de produtos para pele.


Saiba que o exame é recomendado por mulheres gestantes ou com suspeita de gravidez. Em outros casos, não existe contraindicação.

Diferenciais de uma mamografia

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre a mamografia

Não há como negar que este tipo de exame incomoda muitas mulheres. Porem é de fundamental importância para suas vidas. Caso tenha dúvidas, converse com nossos especialistas sobre como deve ser feito cada procedimento. Sabendo que nesta conversa podemos tratar sobre assuntos importantes para prevenção e tratamento do câncer de mama e como este exame é eficaz no diagnóstico da doença. Nossa equipe tem total suporte para atender todas às duvidas sobre mamografia. Procure nossa equipe que está à disposição para atender as necessidades, como também na atenção que a saúde que toda mulher merece. Ficamos aguardando!

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br