Exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores

O exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores nada mais é do que um procedimento que é realizado com o objetivo de avaliar o estado e função do sistema nervoso periférico, e também o muscular, por meio da utilização de pequenos pulsos elétricos que são gerados pelo sistema, sendo a resposta do organismo registrada para ser conferida graficamente por um aparelho conhecido como eletroneuromiógrafo.


É importante esclarecer que os estímulos elétricos que são realizados no organismo do paciente não geram nenhuma reação adversa. O exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores é realizado com eletrodo de agulha, que são descartáveis para evitar possíveis contaminações, inseridos na pele até o músculo para realizar o estímulo elétrico para verificar a reação que o membro apresenta.

Antes de destacar os principais pontos positivos que uma pessoa pode obter ao se submeter a esse tipo de exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores, vale a pena informar que deve ser seguido à risca todas as orientações médicas que foram passadas, para que o procedimento não seja comprometido ou até mesmo não cause reações adversas no organismo. Tomadas as devidas precauções, certamente o exame será realizado sem nenhuma dificuldade.


O principal ponto positivo do exame está relacionado à questão da integridade motora dos membros do organismo do paciente, permitindo que o médico acompanhe as reações que o corpo apresenta ao longo do procedimento e, consequentemente, identificando as regiões que estão ou foram mais afetadas, contribuindo para que seja adotado alguma estratégia de tratamento para combater o problema.


Antes de se submeter a esse exame eletroneuromiografia é importante esclarecer que ele não pode ser realizado em pacientes que utilizem marca-passo ou que possuem cateter intracardíaco. Além disso, os pacientes que estiverem fazendo uso de anticoagulantes ou que apresentam alguma infecção de pele, trombose ou flebite na região em que será realizado o exame também possuem contraindicação. Mesmo que seja necessário ter cautela quanto a esses pontos, todos esses aspectos devem ser levados em consideração pelo especialista da área da saúde, ou seja, o paciente não precisa ficar preocupado quanto a ter algum aspecto que impeça a sua submissão ao exame, mas é importante que o profissional seja de confiança para que nenhum tipo de imprevisto aconteça que possa prejudicar a realização do exame, assim como também o diagnóstico correto. E, quando se trata de saúde, não existem esforços e medidas que não devam ser tomados para que todas as complicações que estejam atrapalhando o bem-estar do paciente sejam tratadas ou até mesmo prevenidas.

Diferenciais do exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores

O exame de eletroneuromiografia dos membros inferiores é um dentre os muitos procedimentos que existem que tem por objetivo auxiliar o diagnóstico médico. Ao ser solicitado que se submeta a esse tipo de exame, é muito comum que surjam dúvidas sobre diversos aspectos, principalmente ao que deve ser levado em consideração nas horas antes do exame. Por isso, entre em contato com os nossos especialistas para que eles possam compreender as dúvidas que você tiver para poder esclarecê-las da melhor maneira possível.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br