SCAN DIAGÓSTICOS

Diagnósticos e Exames Médicos

(11) 4701-4425

Nossa equipe comercial está pronta para te atender!

Eletroneuromiografia de membros inferiores

Eletroneuromiografia de membros inferiores

A eletroneuromiografia de membros inferiores é um exame para diagnosticar doenças dos nervos e músculos com uso do registro de condução elétrica dos nervos e da atividade elétrica dos músculos. Desta forma, é feito em duas fases, a eletroneurografia, que é basicamente o estudo dos nervos, e a eletromiografia, que é o estudo dos músculos. A eletroneurografia avalia a neurocondução que acontece depois da estimulação elétrica dos nervos, verificando a resposta motora, sensitiva, mista ou autônoma dos mesmos.

A eletromiografia tem foco na atividade elétrica muscular em repouso e depois das contrações, e a eletroneurografia foca no funcionamento dos nervos. Este exame é solicitado em suspeitas de neuropatia compressiva, hérnia de disco lombar ou cervical, lesões traumáticas dos nervos, doenças musculares, e movimentos involuntários contínuos, entre outros. Na eletroneuromiografia de membros inferiores, na primeira fase, são fixados eletrodos na pele para produzir estímulos nervosos, realizado em vários pontos dos membros inferiores em estudo; e, na segunda fase, são introduzidos eletrodos finos como agulha de acupuntura nos músculos, para verificar a atividade dos mesmos.

O exame deve ser realizado por um médico especializado e, infelizmente, é desconfortável para o paciente, por causa dos estímulos e da inserção de eletrodos parecidos com agulha, porém é absolutamente suportável e não é necessário o uso de nenhum medicamento para sua realização.

eletroneuromiografia-membros-inferiores

Diferenciais de eletroneuromiografia de membros inferiores

A eletroneuromiografia de membros inferiores é um exame pedido geralmente quando os médicos têm a suspeita que o paciente possa ter problemas nas pernas devido a deficiências com seus músculos ou nervos, como um nervo comprimido, sensação de dormência, formigamento, dores ou fraqueza nas pernas e pés e comprometimento de algum nervo, por exemplo.

Um dos mais frequentes sinais de problemas nos músculos e nervos nos membros inferiores é a fraqueza dos músculos ou cansaço excessivo, porém há muitos outros problemas médicos que podem ter relação com essa região e que tornam necessária a realização de uma eletroneuromiografia. É preciso conversar com seu médico e explicar os sintomas que está sentindo para que ele possa recomendar o exame correto e, a partir do resultado, descrever seu diagnóstico e fornecer o tratamento adequado para que você possa voltar a ter sua sas pernas e pés sem problemas. Também são casos que sugerem doenças nos nervos e músculos:

• Sensibilidade;
• Sensação de áreas anestesiadas ou adormecidas;
• Parestesias ou sensações de formigamento e queimação;
• Distúrbios motores, como redução da força, perda de massa muscular (atrofia), câimbras e tremores excessivos;
• Hérnias de disco cervical e/ou lombar;
• Síndrome do túnel do carpo;
• Compressões do nervo da ulna, ao nível do cotovelo.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre eletroneuromiografia membros inferiores

Para a realização de uma eletroneuromiografia dos membros inferiores, é preciso verificar a necessidade com seu médico, assim como em qualquer exame. Se houver algum problema com seus músculos e nervos dos membros inferiores, ele poderá prescrever remédios e tratamentos físicos, muitas vezes fisioterapias, para aliviar, diminuir ou acabar com os sintomas, dependendo de cada paciente e do grau de gravidade de cada doença. Para obter mais informações sobre este tipo de exame e conhecer muitos outros relacionados, fale com um de nossos consultores e tire suas dúvidas através de uma mensagem. Acompanhe também nossos outros conteúdos e fique sempre informado sobre a área de medicina diagnostica.



Endereço:

R. Teresa Maria Luizetto, 295
Vila Santa Luzia, Taboão da Serra
06754-010

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta- feira: 07h00 às 18h00
Sábado: 07h00 às 12h00

Horário de entrega de Exames:

Segunda à Sexta- Feira: 09h00 às 17h30
Sábado: 08h00 às 11h00

Telefones:

(11) 4701-4425

E-mail:

agendamento@scandignostico.com.br

Site:

www.scandiagnostico.com.br