Diagnóstico por Imagem em Cotia

Como já é sugerido pelo próprio nome, o diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se caracteriza pelo uso das tecnologias da imagem para a realização de diagnósticos em pacientes.


Essa especialidade também é conhecida como imagiologia ou, mais oficialmente, Radiologia ou diagnóstico por imagem. Para se adentrar essa área, a pessoa tem que cursar os seis anos de medicina e posteriormente fazer mais três anos de residência em radiologia. Ainda é possível, em mais um ano, o profissional se subespecializar em segmentos como radiologia pediátrica, radiologia intervencionista, neurorradiologia, angiorradiologia, entre outras. 


Uma das regiões onde essa área médica é mais forte é a de Cotia. Nesse sentido, pode-se dizer que esse munícipio destaca-se pela presença de bons profissionais desse segmento médico. A área de Diagnóstico por Imagem em Cotia é referência na realização desses tipos de exames e suas derivações. 


A história dessa área médica no Brasil já vem de muito tempo. Para se ter uma ideia, a primeira radiografia realizada no país aconteceu no ano de 1896, sendo que três pesquisadores de locais diferentes do país disputam essa primazia. Já o Colégio Brasileiro de Radiologia foi fundado em 1948, sendo considerado um marco importante para a medicina brasileira. 

A área de Diagnóstico de Imagem em Cotia utiliza-se de vários tipos de tecnologias diferentes para a realização de seus exames. Abaixo, listamos e explicamos algumas delas e seus diferenciais.


• Radiografia: Essa técnica de exame faz uso dos raios-x com a função de ver um material, o qual a composição não é uniforme com o corpo humano. Essa tecnologia permite fazer exames em várias partes do corpo. É principalmente utilizada para encontrar irregularidades nos ossos, mas também serve para os pulmões, para encontrar projeteis no caso de pessoas baleadas e até os dentistas fazem uso da técnica. A radiografia permitiu a criação de outras tecnologias que são muito utilizadas no Brasil, como a tomografia computadorizada, por exemplo;

• Ultrassonografia: Também conhecida como ecografia, uma vez que utiliza o eco criado por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência para que o médico possa ver, em tempo real, as estruturas internas de um organismo;

• Tomografia Computadorizada: Consiste em uma imagem que representa uma seção do corpo. As informações são capturadas por um computador após a exposição do corpo do paciente aos raios-x. O processo de tomografia computadorizada preza pela segurança da pessoa que está passando pelo procedimento ao ser mais rápido e utilizar doses menores de radiação;

• Mamografia: Esse exame estuda o tecido mamário. A sua principal função é constatar se existe algum nódulo nesse local. 

Diferenciais de Diagnóstico por Imagem em Cotia

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre Diagnóstico por Imagem em Cotia

Existem muitas outras informações e curiosidades sobre a área de Diagnóstico por Imagem em Cotia. Você sabia, por exemplo, que existe a tomografia por emissões de pósitrons que difere da tomografia computadorizada? Por esse motivo, não deixe de mandar suas dúvidas sobre Diagnóstico por Imagem em Cotia, tomografia computorizada, mamografia e sobre qualquer outro segmento da área por meio dos comentários ou por e-mail. Nossos especialistas certamente vão atendê-los.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br