Densitometria óssea em Cotia

A osteopenia é uma perda de massa óssea que pode levar à doença de osteoporose. Esta última, por sua vez, aumenta a cada ano em homens e mulheres e estima-se que, em comparação ao ano de 1950, sua incidência aumentará em 400% em homens e mulheres entre 50 e 60 anos e 700% em maiores de 65 anos até 2050. Contudo, como em toda doença, quanto mais cedo houver um diagnóstico preciso, melhor será o seu tratamento e é para isso que existe o exame de densitometria óssea em Cotia.


A densitometria óssea em Cotia é o melhor e mais utilizado método para avaliar a densidade mineral dos ossos e detectar se há redução de massa óssea de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Esse exame avalia o terço distal do rádio, a região próxima do fêmur e a coluna lombar – regiões mais propensas a fraturas – através de um aparelho que usa a técnica Dual-Energy X-ray Absorptiometry (DXA), isto é, absorciometria por dupla emissão de raios X.

O exame de densitometria óssea em Cotia é indicado para homens acima de 70 anos e mulheres acima de 65 e devem ser realizados com uma periodicidade de um a dois anos ou de acordo com a velocidade da perda óssea e da determinação do seu médico. Homens e mulheres abaixo da idade citada também devem realizar tal exame caso se encaixem nas seguintes situações:


• Se utilizarem medicações que aumentem o risco de osteoporose (como corticoides)

• Caso tenham outras doenças que também acrescem o risco da osteoporose

• Tenham caso de fratura anterior

• Baixo peso com IMC abaixo de 18,5 Kg/m2

• Acompanhar o crescimento de crianças e adolescentes


Outro critério para realizar esse exame com menos idade é caso já tenha sido diagnosticada a osteoporose, tendo que fazer, assim, o monitoramento e o tratamento da mesma No entanto, existem alguns grupos de risco que não devem realizar a densitometria por correr o perigo de ter sua saúde prejudicada (ou a saúde de terceiros, como no caso de mulheres grávidas), por conta da radiação, ou por ter o próprio exame prejudicado.

Diferenciais da densitometria óssea em Cotia

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre densitometria óssea em Cotia

Se você gostou da nossa matéria sobre densitometria óssea em Cotia, mas gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com nossos especialistas. Eles esclarecerão suas dúvidas. Continue acompanhando nossas postagens sobre esse e outros assuntos. Comente, compartilhe, deixe sua opinião, crítica, sugestão ou elogio. Nós sempre buscamos melhorar os nossos conteúdos e para isso contamos com a participação dos nossos leitores.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br