Densitometria Óssea

Ao envelhecermos, nosso corpo não consegue manter a mesma relação de perda e reposição de nutrientes como antes. Infelizmente, quando não existe a renovação da quantidade de material ósseo para a sua sustentação dos nossos ossos, podem ocorrer doenças como a osteoporose. Comum entre os idosos, ela atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Uma das maneiras de diagnosticar e acompanhar a saúde de um paciente com osteoporose é por meio da densitometria óssea no Butantã.


O exame feito por meio de uma tomografia computadorizada consegue avaliar a quantidade de minerais encontrados nos ossos do paciente. E por consequência, pode identificar o grau de perda de massa óssea.


Recomenda-se que densitometria seja feita anualmente por mulheres acima de 65 anos e homens acima dos 70 anos. É uma forma de prevenir fraturas dos indivíduos que apresentam o quadro de osteoporose ou de doenças causadas pela deficiência de cálcio nos ossos. Em alguns casos, crianças e adolescentes podem fazer este tipo de exame a pedido de pediatras. A avaliação da massa óssea faz parte do acompanhamento do crescimento do paciente. Na primeira idade ou na terceira idade, este é um exame preventivo necessário para a saúde. Dependendo do seu resultado, ele pode evitar grandes problemas no futuro.

Como foi dito anteriormente, os exames de densitometria óssea Butantã são feitos por meio de uma tomografia computadorizada. Ele não é um procedimento invasivo e durante sua realização é utilizado uma quantidade muito baixa de raios-x como fonte de energia. Especialistas explicam que o volume de radiação é semelhante ao de uma manhã de sol na praia, aproximadamente 10 vezes menos que uma radiografia comum de tórax. A exposição não causará nenhum risco à saúde do paciente.


Para a execução do exame densitometria óssea, com duração média entre 15 e 20 minutos, o paciente não necessita passar por nenhuma preparação prévia. A única recomendação é não utilizar suplementos que contenham cálcio no dia, pois ele pode afetar o resultado do diagnóstico. Durante o processo são feitas análises com pelo menos dois ossos diferentes. Normalmente, eles são da região do quadril e coluna vertebral. Em alguns casos, os médicos podem pedir uma avaliação do corpo inteiro. Porém, essa situação é mais comum que ocorra com crianças e adolescentes. 


Por serem realizados por meio da tomografia computadorizada, os resultados obtidos pela densitometria óssea no Butantã são bem precisos. Isso contribui para que os diagnósticos e acompanhamento de tratamentos sejam feitos de maneiras eficientes pelos médicos.

Como são realizados os exames de densitometria óssea Butantã

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre densitometria óssea no Butantã

Assim como qualquer outra doença, a osteoporose exige bastante atenção e cuidado, principalmente por atingir muitos pacientes idosos. O resultado da densitometria óssea no Butantã ajuda o médico a estabelecer o melhor tratamento a ser seguido pelo paciente, caso necessite de algum reforço em especial. A densitometria óssea precisa ser realizada em uma clínica especializada em tomografia computadorizada. Ela contará com a estrutura para a realização do exame com profissionais capacitados e prontos para atender da melhor forma.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br