SCAN DIAGÓSTICOS

Diagnósticos e Exames Médicos

(11) 4701-4425

Nossa equipe comercial está pronta para te atender!

Densitometria Óssea Butantã

Densitometria Óssea Butantã

Ao envelhecermos, nosso corpo não consegue manter a mesma relação de perda e reposição de nutrientes como antes. Infelizmente, quando não existe a renovação da quantidade de material ósseo para a sua sustentação dos nossos ossos, podem ocorrer doenças como a osteoporose. Comum entre os idosos, ela atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Uma das maneiras de diagnosticar e acompanhar a saúde de um paciente com osteoporose é por meio da densitometria óssea no Butantã.

O exame feito por meio de uma tomografia computadorizada consegue avaliar a quantidade de minerais encontrados nos ossos do paciente. E por consequência, pode identificar o grau de perda de massa óssea.

Recomenda-se que densitometria seja feita anualmente por mulheres acima de 65 anos e homens acima dos 70 anos. É uma forma de prevenir fraturas dos indivíduos que apresentam o quadro de osteoporose ou de doenças causadas pela deficiência de cálcio nos ossos. Em alguns casos, crianças e adolescentes podem fazer este tipo de exame a pedido de pediatras. A avaliação da massa óssea faz parte do acompanhamento do crescimento do paciente. Na primeira idade ou na terceira idade, este é um exame preventivo necessário para a saúde. Dependendo do seu resultado, ele pode evitar grandes problemas no futuro.

densitometria-ossea-butanta

Como são realizados os exames de densitometria óssea Butantã

Como foi dito anteriormente, os exames de densitometria óssea Butantã são feitos por meio de uma tomografia computadorizada. Ele não é um procedimento invasivo e durante sua realização é utilizado uma quantidade muito baixa de raios-x como fonte de energia. Especialistas explicam que o volume de radiação é semelhante ao de uma manhã de sol na praia, aproximadamente 10 vezes menos que uma radiografia comum de tórax. A exposição não causará nenhum risco à saúde do paciente.

Para a execução do exame densitometria óssea, com duração média entre 15 e 20 minutos, o paciente não necessita passar por nenhuma preparação prévia. A única recomendação é não utilizar suplementos que contenham cálcio no dia, pois ele pode afetar o resultado do diagnóstico. Durante o processo são feitas análises com pelo menos dois ossos diferentes. Normalmente, eles são da região do quadril e coluna vertebral. Em alguns casos, os médicos podem pedir uma avaliação do corpo inteiro. Porém, essa situação é mais comum que ocorra com crianças e adolescentes.

Por serem realizados por meio da tomografia computadorizada, os resultados obtidos pela densitometria óssea no Butantã são bem precisos. Isso contribui para que os diagnósticos e acompanhamento de tratamentos sejam feitos de maneiras eficientes pelos médicos.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre densitometria óssea no Butantã

Assim como qualquer outra doença, a osteoporose exige bastante atenção e cuidado, principalmente por atingir muitos pacientes idosos. O resultado da densitometria óssea no Butantã ajuda o médico a estabelecer o melhor tratamento a ser seguido pelo paciente, caso necessite de algum reforço em especial. A densitometria óssea precisa ser realizada em uma clínica especializada em tomografia computadorizada. Ela contará com a estrutura para a realização do exame com profissionais capacitados e prontos para atender da melhor forma.



Endereço:

R. Teresa Maria Luizetto, 295
Vila Santa Luzia, Taboão da Serra
06754-010

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta- feira: 07h00 às 18h00
Sábado: 07h00 às 12h00

Horário de entrega de Exames:

Segunda à Sexta- Feira: 09h00 às 17h30
Sábado: 08h00 às 11h00

Telefones:

(11) 4701-4425

E-mail:

agendamento@scandignostico.com.br

Site:

www.scandiagnostico.com.br