Clínica para diagnóstico

Atualmente a medicina tem avançado cada dia mais com a ajuda da tecnologia. O diagnóstico por imagem é um exemplo desse avanço tecnológico que tem aumentado a identificação de diferentes problemas por meio de exames. Mas o que é o diagnóstico por imagem? Vamos saber mais sobre o assunto.


O diagnóstico por imagem é uma maneira de verificar as causas de determinados sintomas clínicos por meio de exames em que as imagens mostram a situação do paciente. No entanto, é necessária atenção quanto a alguns requisitos que garantem a veracidade do resultado do exame como a qualidade do equipamento. Quanto aos tipos de exames por imagem oferecidos em uma clínica para diagnóstico, são conhecidos:

• Raio X convencional e digital;

• Ultrassom;

• Mamografia convencional e digital;

• Ressonância magnética;

• Densitometria óssea.


Exames como esses são alguns exemplos dentre vários que existem numa clínica. Há também ecografia convencional e Doppler colorido, angiotomografia, escore de cálcio, entre outros. Como é possível perceber, a tecnologia tem sido de grande ajuda no avanço da medicina por imagem, ajudando cada vez mais pacientes no diagnóstico de sintomas. Até aqui foi possível entender um pouco mais sobre o que é um exame por imagem como também conhecer alguns dos exames que uma clínica especializada oferece. No próximo tópico saberemos mais sobre alguns dos exames citados acima. Vamos lá. 

No tópico anterior citamos alguns dos exames oferecidos por uma clínica para diagnóstico especializada. Dessa forma, falaremos um pouco mais sobre alguns desses exames.


A mamografia é um exame feito para analisar todo o tecido mamário, utilizando a tecnologia de raios x. O aparelho diferencia-se por sintetizar um elemento químico conhecido como Molibdênio, permitindo a produção de diversas imagens que, colocando em contraste, seu resultado supera as imagens de uma radiografia simples. Esse contraste é necessário devido ao tecido minucioso da mama.


Esse exame é de extrema importância, uma vez que seu diagnóstico visto precocemente diminui os riscos de câncer de mama, que tem atingido muitas mulheres. Outro exame importante é a ressonância magnética. Sua atuação utiliza radiações não ionizantes por radiofrequências que são utilizadas juntamente ao magnetismo. A tecnologia utilizada pelo aparelho de ressonância magnética acaba por permitir que o campo magnético estimule o movimento dos átomos de hidrogênio, que em processo se convertem em imagens. Esse tipo de exame é facilmente encontrado numa clínica para diagnóstico e é indicado para diagnosticar alterações nos músculos, encéfalo e articulações, por exemplo.


A densitometria óssea é outro exame que adota como instrumento um aparelho chamado de densitômetro ósseo, o qual utiliza raios X em quantidades reduzidas conjuntamente a um computador, quantificando a consistência mineral óssea. Nesse exame o paciente é analisado tendo em vista a perda de massa óssea. Nessa análise, com o auxílio de um computador, são adquiridos dados para diagnosticar os riscos que o paciente tem de ser acometido por fraturas, caracterizando a osteoporose. 

Diferenciais da clínica para diagnóstico

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre clínica para diagnóstico

Com a ajuda dos tópicos acima, ficou mais simples saber como é importante procurar por uma clínica especializada para a realização de um exame por imagem. Mesmo sabendo que existem muitas clínicas, nem todas possuem experiência no ramo.

Localização

R. Teresa Maria Luizetto, 295

Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

06754-010

(11) 4701-4425

www.scandiagnostico.com.br